O inverno está se aproximando e com a temperatura baixando é preciso ficar atento com a proliferação de fungos pelos cômodos da casa, móveis, roupas de cama, vestuário e calçados.
Sendo assim, separamos algumas dicas e informações importantes para que você possa evitar que esse incômodo afete a sua residência e danifique os seus pertences. Continue a leitura para conferir todos os detalhes.
Afinal, como o mofo se prolifera nos ambientes?
É muito comum que com a chegada do inverno as pessoas optem por manter as portas e janelas fechadas para deixar a casa aquecida, no entanto, esse hábito pode acarretar em outros problemas.
Em linhas gerais, o fungo do mofo está presente nas residências durante o ano todo, mas ele se prolifera com maior facilidade quando encontra o ambiente perfeito, ou seja, ambientes úmidos.
Sendo assim, para quem deseja ficar livre do mofo e evitar que as peças no guarda-roupa sofram com esse problema, em especial as peças são pouco utilizadas, deve higienizá-las com frequência e atentar-se à forma de armazenamento.
05 Dicas para evitar a proliferação do mofo.
Separamos algumas dicas para que você aplique em sua rotina e possa contornar os problemas com a proliferação de fungos e demais bactérias. Confira abaixo:
01 - Tire todas as peças do guarda-roupa e faça uma avaliação:
Em linhas gerais, as peças que estão há muito tempo guardadas devem ser inspecionadas para identificação de odores, manchas e anormalidades. Desta forma, as peças precisam ser arejadas, lavadas e higienizadas. Aquelas que estão muito danificadas devem ser descartadas.
02 - Guarde as roupas e calçados adequadamente.
As roupas só devem ser guardadas nos armários após estarem completamente limpas e secas. O mesmo se aplica aos calçados. Um detalhe importante é evitar colocar roupas usadas no mesmo local que as peças limpas, porque ainda que por algumas horas, os vestígios de umidade podem se transformar em bolor.
03 -Mantenha os cômodos da casa arejados.
O ambiente perfeito para proliferação dos fungos são locais com muita umidade. Além disso, estas condições são ideais para a circulação de outros vírus e bactérias. Com isso em mente, evite manter a casa totalmente fechada. Pela manhã ou no fim do dia, procure manter as portas e janelas abertas.
04 - Mantenha o carpete e o tapete sempre limpos.
É preciso se atentar às peças que ficam estacionadas em locais específicos da casa, como por exemplo, os carpetes e tapetes. Essas peças acumulam muita poeira e devem ser higienizadas com frequência para evitar a proliferação de bactérias e fungos. O ideal seria lavá-los de seis em seis meses. Em casos onde os tapetes estão com manchas problemáticas, é aconselhável contar com o auxílio de profissionais especializados.
05 - Contrate uma empresa profissional para fazer a higienização.
Quando a situação se torna agravante, é preciso tomar uma atitude para evitar que o mofo se espalhe. Afinal, o fungo age rapidamente e se nada for feito para interromper a proliferação, ele irá se espalhar e atingir roupas, sofás, carpetes e móveis. Portanto, se a situação sair do controle, procure uma empresa especializada para evitar maiores dores de cabeça.
Gostou das dicas que separamos para você? Agora basta ficar atento e aplicá-las em seu dia-a-dia. Além disso, lembre-se que você pode contar com a Washtec para realizar a lavagem e higienização de tapetes, carpetes, roupas de camas, bichos de pelúcia, calçados, entre outros.
Comments